Citação de Léon Dennis no livro “O Progresso”: “O Progresso é a aspiração pelo melhor, pelo bem; é a prova da existência em nós de um princípio superior, de alguma coisa grandiosa, quase divina, que nos encaminha para destinos mais altos, que nos lança sempre para sempre para frente, nos domínios do pensamento e da consciência”
L.E. – A humanidade progride por meio dos indivíduos que se aperfeiçoam pouco a pouco e se esclarecem; então, quando eles prevalecem em número, tomam a frente e conduzem os outros. De tempos em tempos surgem homens de gênio que lhe dão um impulso, depois surgem homens com autoridade, que em alguns anos fazem a humanidade avançar muitos séculos.
Os homens de bem praticam louváveis esforços para fazer avançar uma nação moral e intelectualmente; os integrantes da nação transformada serão mais felizes neste mundo e no outro. Aqueles que viveram no tempo da barbárie podem voltar no tempo da civilização no mesmo povo ou em outro, resultando disso que todos tiram proveito da marcha ascendente.
O progresso intelectual e o moral
Há duas espécies de progresso que se apóiam mutuamente e que, entretanto, não marcham lado a lado: é o progresso intelectual e o progresso moral.
O progresso intelectual promove um entendimento maior da moral, dando ao homem a possibilidade de visualizar com maior facilidade a diferença entre o bem e o mal. Por vezes o progresso intelectual promove o mal, pois o homem assim usa sua inteligência, o avanço adquirido. Isto porque o progresso moral nem sempre acompanha o intelectual. Estes dois progressos só se equilibram com o tempo.
Entre os povos civilizados, o progresso intelectual na Terra já atingiu um grau elevadíssimo. Falta algo ao progresso moral para que esteja no mesmo nível.
A regra é sempre a mesma: primeiro o entendimento das coisas, o crescimento intelectual depois decorre deste o crescimento moral.
O homem é um ser progressita, perfectível por natureza. Sua missão na Terra é progredir e isso é o seu maior dever, porém antes de tudo ele é livre para escolher o que quiser e conseqüentemente responsável pelos seus atos. Progredir incessantemente é lei da natureza e por mais que possamos achar alguma “alma” perdida tenhamos a certeza de que o Pai e também o nosso Mestre Jesus não deixarão que nenhum de nós, respectivamente, seus filhos e irmãos se percam no caminho da felicidade. Ser feliz, ser perfeito é o grande alvo de nossa vida. Tenhamos a certeza de que não fazemos isso sozinhos, de que acima de nós estarão outros tantos Espíritos que já alcançaram um estado evolutivo melhor. Contemos com eles para nos auxiliar em nosso progresso.
Nunca o Espírito humano brilhou tanto na ciência, na tecnologia.
Apesar do enorme desenvolvimento material já conquistado, parece que o homem, em vez de avançar, recua moralmente, haja vista tanta notícia de crimes, corrupção, desigualdades, etc. No entanto, uma visão de conjunto mostra-nos que o homem de hoje é também mais evoluído socialmente do que há séculos atrás. É verdade que ainda estamos longe de equilibrar o progresso intelectual com o moral, mas a finalidade do homem na Terra é justamente essa. Às vezes é preciso “que o mal chegue ao excesso, para tornar compreensível a necessidade do bem e das reformas”.
Ainda não realizamos o mesmo progresso no que se refere ao conhecimento sobre nós mesmos, e como nos relacionar uns com os outros. Ainda não nos conscientizamos que somos todos irmãos, filhos de um mesmo Pai, e que para sermos verdadeiramente civilizados e felizes precisamos nos respeitar mutuamente, cooperarmos pelo bem comum, destruindo o egoísmo e o orgulho que ainda nos dominam.
O progresso moral então torna-se o grande objetivo. Do homem e da humanidade.
Se observamos atentamente, além dos noticiários sensacionalistas, poderemos perceber, atualmente, que muitos grupos de jovens e crianças com desafios cada vez maiores no caminho do bem surgem a todo instante, como movimentos de solidariedade humana, preservação da natureza, contra preconceitos, estabilidade política, contra corrupção, etc. Ações fortes estão sendo encaminhadas em todos os sentidos, não mais a nível local, regional ou de um pais. Pensando no mundo como um só, com preocupação com a vida geral em todo o planeta.
A grande maravilha que também marcará, com certeza os próximos tempos, será o engrandecimento do sentimento amoroso. As pessoas estão sensíveis, necessitadas de fazer algo para o outro. Há uma necessidade de caridade no ar. É o Espírito humano se aprimorando. A regeneração é um fato. Na Terra ainda há o crime, a guerra, a fome, a miséria, a doença, a ignorância, que é a mãe de tudo isto. Mas também já surge um número cada vez maior de pessoas que sofre pelo outro, que chora o choro do companheiro, que se compromete em Espírito em fazer algo além de si mesmo.
A mídia não destaca essas pessoas, mas elas existem e já são muitas. Quem sabe vê-las, quem as encontra percebe que não são gênios ou missionários especiais. São apenas seres humanos comuns que já se diferenciaram na qualidade do seu sentimento e promoveram, com isso elos de ligação entre as pessoas em bases da fraternidade e da solidariedade.
Com certeza os pessimistas, os amargurados e desesperançados não crêem que tais coisas possam estar acontecendo, mas podem estar seguros de que é um fato: “porque o homem caridoso faz o bem de forma oculta”. (Léon Denis, Depois da Morte)
Mas esse homem caridoso consegue, apenas por ser o que já é, modificar os ambientes onde se encontra, colocando no ar vibrações de ternura, de serenidade e de confiança e de gratidão pela vida que vive. Essas pessoas existem e justamente por serem assim, ocultam-se em sua humildade.
Nesse contexto nos cabe melhorar em qualidade, o afeto, requintar sentimentos, por sintonia, magneticamente, conviveremos com estas criaturas melhores, mais simples e sinceras. É um grande encontro: quando ele se dá; emocionante: tudo se engrandece, a emoção é espiritual. Depende do esforço de cada um. Tudo começa em nós mesmos.
Ainda no tempo da codificação, os amigos espirituais de planos maiores incumbidos da missão, “Terra Regenerada”, nos informaram sobre o progresso da Terra como planeta Expiatório para Regenerado. Isso implica, evidentemente, numa condição mais feliz de vida para a humanidade futura.
A Terra Regenerada está nas mãos de todos.
“Nós precisamos ser a mudança que nós queremos ver no mundo”. – Mahatma Gandhi
“Nenhuma ovelha que o Pai me confiou se perderá.” – Jesus
“Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra.” – Jesus