logotipo-portal-da-luzlogotipo-portal-da-luzlogotipo-portal-da-luzlogotipo-portal-da-luz
  • Home
  • O Centro Espírita
  • Exposições Doutrinárias
  • O Centro Assistencial
  • Mensagens
  • Contato
✕

A Cadeira Vazia

Era uma singela igreja, frequentada por moradores da região daquele distante bairro de Londres.

Os anos se passavam e o pequeno grupo se mantinha constante nas reuniões, ocupando sempre os mesmos lugares.

Foi por isso mesmo muito fácil ao pastor descobrir, certo dia, uma cadeira vazia. Estranhou, mas logo esqueceu.

Na semana seguinte, a mesma cadeira vazia lá estava e ninguém soube informar o que estava acontecendo.

Na terceira ausência, o pastor resolveu visitar o faltoso. No dia frio, foi encontrá-lo sentado, muito confortável, ao lado da lareira de sua casa, a ler.

Você está doente, meu filho? Perguntou. A resposta foi negativa. Ele estava bem.

Talvez esteja atravessando algum problema, ousou falar o pastor, preocupado.

Mas estava tudo em ordem. E o homem foi explicando que, simplesmente, deixara de comparecer. Afinal, ele frequentava o culto há mais de vinte anos.

Sentava na mesma cadeira, pronunciava as mesmas orações, cantava os mesmos hinos, ouvia os mesmos sermões. Não precisava mais comparecer. Ele já sabia tudo de cor.

O pastor refletiu por alguns momentos. Depois, se dirigiu até a lareira, atiçou o fogo e de lá retirou uma brasa.

Ante o olhar surpreso do dono da casa, colocou a brasa sobre a soleira de mármore, na janela.

Longe do braseiro, ela perdeu o brilho e se apagou. Logo, era somente um carvão coberto de cinza.

Então, o homem entendeu. Levantou-se de sua cadeira, caminhou até o pastor e falou: Tudo bem, pastor, entendi a mensagem.

E voltou para a igreja.

*   *   *

Todos somos brasas no braseiro da fé. Se mantemos regular frequência ao templo religioso, estudando e trabalhando, nos conservamos acesos e quentes.

Mas, exatamente como fazem as brasas, é preciso estender o calor. Assim, acostumemos a não somente orar, pedir e esperar graças. Iluminados pelo Evangelho de Jesus, nos disponhamos a agir em favor dos nossos irmãos.

Como as brasas unidas se transformam em um imenso fogaréu, clareando a escuridão e aquecendo as noites gélidas, unidos aos nossos irmãos de ideal, poderemos estabelecer o calor da esperança em muitas vidas.

Abrasados pelo amor a Jesus, poderemos transformar horas monótonas em trabalho no bem. A simples presença na assembleia da nossa fé, em um dinâmico trabalho de promoção social, beneficiando a comunidade.

Pensemos nisso e coloquemos mãos à obra.

*   *   *

Clarificados pela mensagem do Cristo, espalhemos calor nas planícies gélidas da indiferença, da soledade e da necessidade.

Procuremos a dor onde ela se esconda e a envolvamos nos panos aquecidos da nossa dedicação.

Estendamos o brilho da esperança nas vidas amarfanhadas dos que nunca conseguiram crer em algo que esteja além do alcance dos seus sentidos físicos.

Tornemo-nos brasas vivas, fazendo luz onde estejamos, atuando e servindo em nome de Jesus.

Redação do Momento Espírita, com base no artigo  A cadeira vazia, de Richard Simonetti


Seja mais forte que a sua melhor desculpa

– Já sei tudo que vão falar

– Geralmente o palestrante é aprendiz e não mestre

– O padre pode não ser o melhor exemplo para me dar conselho

– Muitas pessoas vão e não prestam atenção

– Trabalhei o dia inteiro e mereço ficar em casa no conforto

– Hoje está muito frio


20 Serviços que o Centro Espírita Faz Por Você – André Luiz (espírito)

  • Integra você no conhecimento de sua posição de criatura eterna e responsável diante da vida. – Você é seu responsável.
  • Expõe o sentido real das lições do Cristo e de todos os outros mentores espirituais da Humanidade, nas diversas regiões do Planeta. – Universalidade do conhecimento.
  • Suprime-lhe as preocupações originárias do medo da morte, provando que ela não existe. – Quando conforto leva as pessoas que perderam afetos.
  • Revela-lhe o princípio da reencarnação, determinando o porquê da dor e das aparentes desigualdades sociais. – Elucida que estamos no melhor local e situação para o nosso futuro.
  • Confere-lhe forças para suportar as maiores vicissitudes do corpo, mostrando a você que o instrumento físico nos reflete as condições ou necessidades do espírito. – As mazelas do corpo provém do espírito.
  • Tranqüiliza você com respeito aos desajustes da parentela, esclarecendo que o lar recebe não somente afetos mas também ao desafetos de existências passadas, para a necessária regeneração. – A importância do lar.
  • Demonstra-lhe que seu principal templo para o culto da Presença Divina é a consciência. – Chegar ao final do dia e questionar a nossa consciência se alguém teve o que se queixar de nós. As leis de Deus estão gravadas em nossa consciência.
  • Liberta-lhe a mente de todos os tabus em matéria de crença religiosa. – Elimina a dependência de dogmas.
  • Elimina a maior parte das suas preocupações acerca do futuro além da morte. – Porque o espiritismo vai nos esclarecer e comprovar a continuidade da vida.
  • Dá-lhe o conforto do intercâmbio com os entes queridos, depois de desencarnados. – Quanto conforto aos desesperados é fornecido pelas comunicações dos dois mundos.
  • Entrega-lhe o conhecimento da mediunidade.
  • Traça-lhe providencias para o combate ou para a cura da obsessão. – Como atraímos os obsessores, e como uma mudança de comportamento é suficiente para nos livrar.
  • Concede o direito da fé raciocinada. – Confrontar a fé a razão.
  • Destaca o imperativo da caridade pôr dever. – Fora da caridade não há salvação.
  • Auxilia você a revisar e revalorizar os seus conceitos de trabalho e tempo. – O que realmente deve ter prioridade em nossas vidas.
  • Concede-lhe a certeza natural de que, se beneficiamos ou prejudicamos alguém, estamos beneficiando ou prejudicando a nós próprios. – Sempre se colhe aquilo que planta.
  • Garante-lhe a serenidade e paz diante da calúnia ou da crítica. – Se não receber a oferta, ela permanece com quem a possui.
  • Ensina você a considerar adversários por instrutores. – Dificuldade sempre é escola.
  • Explica-lhe que, pôr maiores que sejam as dificuldades exteriores, intimamente você é livre para melhorar ou agravar a própria situação.
  • Patenteia-lhe que a fé ilumina o caminho, mas que ninguém fugirá da lei que manda atribuir a cada um segundo suas obras pessoais.
  • Nos conforta quando informa que: “A ninguém é permitido voltar para modificar o futuro, mas a todos é permitido, a partir de agora, construir um novo fim.”

Por que ir à casa Espírita?

A Casa Espírita é um ambiente propício para encontrarmos a paz, o reconforto, compreensão, esclarecimento.

A Casa Espírita é o lugar onde espíritos iluminados vem em missões de divulgação das Leis Naturais, bem como em atendimento aos sofredores dos dois planos da vida.

Na Casa Espírita é onde irmãos encarnados dedicados (inspirados pelos mentores), buscam em pesquisas, nos passar a interpretação correta da mensagem do Cristo através de palestras edificantes.

Na Casa Espírita, com a divulgação dos ensinos de Jesus, compreendemos aos poucos que seremos cada vez mais felizes quanto mais pautarmos a nossa caminhada de acordo com as Leis Naturais.

Na Casa Espírita, devido à reunião dos trabalhadores do Cristo, a atmosfera espiritual está repleta de luzes e energias salutares que reorganizam as nossas forças.

Na Casa Espírita, relembraremos os ideais cristãos, buscando sufocar as nossas imperfeições e elevarmos os nossos valores morais, gravados indeléveis em nossas consciências, por bondade do Criador.

O Espiritismo é uma doutrina libertadora e faz um bem enorme a quem se coloca sob sua orientação a serviço de Jesus.

Compartilhar

Artigos Relacionados

1 de março de 2021

A Ressureição – O Espírito – A Fé


Leia mais
1 de março de 2021

Parábola da Candeia


Leia mais
1 de março de 2021

Há Muitas Moradas na Casa de Meu Pai – E a Destinação da Terra


Leia mais

Endereço

Centro Assistencial Portal da Luz

Rua Antônio Rossato, 596
Bairro Marechal Floriano - Caxias do Sul - RS

(54) 3211.4937

Horário de Atendimento

Centro Espírita

Segundas-feiras:
19:30h - Atendimento Fraterno
20h - Palestra Pública
20:30h - Passe
20:30h - Grupo de Estudos

Sábados:
14:30h - Atendimento Fraterno
15h - Palestra Pública
15:40h - Passe

 

Centro Assistencial

Segundas à sextas-feiras:
7:30h às 16:30h

© 2021 Centro Assistencial Portal da Luz. Todos os Direitos Reservados. Feito por Tua